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Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

10 dicas para activar o cérebro na menopausa

09.04.19 | Luísa de Sousa

 

A menopausa pode ser considerada uma das fases mais complicadas da vida de uma mulher, simplesmente porque desencadeia uma série de alterações desconfortáveis a nível físico, emocional e psíquico.

 

Entre pequenas alterações no estilo de vida, o recurso à medicina alternativa ou tradicional, existem várias coisas que podem ser feitas para combater os problemas de concentração na menopausa, para pôr e manter o cérebro activo e em forma nesta fase natural da vida de uma mulher.

 

1 - Faça algum tipo de exercício aeróbico pelo menos três vezes por semana – para além de se sentir física e psicologicamente rejuvenescida (favorece a circulação que transmite mais energia e oxigénio ao cérebro), vai dormir muito melhor. Sabia que uma boa caminhada ou sessão de natação tem a mesma capacidade para aumentar os níveis de concentração que muitos fármacos estimulantes?1

 

2 - Aumente o consumo alimentos com ómega 3 e 6 (salmão, atum, nozes e outras proteínas) – os ácidos gordos presentes nestes alimentos actuam ao nível da capacidade de estar alerta e concentrada; colina (ovos, produtos de soja) – esta substância é benéfica para a produção de acetilcolina; fruta e legumes – os antioxidantes presentes nestes alimentos protegem o cérebro contra a instalação de “radicais livres”.1

 

3 - Diminua o consumo de álcool (dificulta a concentração e a capacidade do cérebro armazenar e recuperar informação); cafeína (contribui para o aumento dos níveis de stresse ansiedade, para além de prejudicar um sono retemperador); e açúcar (embora dê uma sensação de bem-estar imediata, a sua duração é limitada e provoca uma acentuada diminuição de energia pouco depois).1

 

4 - Estimule o cérebro através de actividades como a leitura, palavras cruzadas, sopas de letras, sudoku, ou ter um Blog.1

 

5 - Invista numa boa noite de sono, assegurando-se que tem uma horário fixo para se deitar e levantar; que o ambiente do quarto seja agradável e confortável; praticando actividades como meditação, respiração abdominal, ioga ou tai chi que são relaxantes muito eficazes.1

 

6 - Dedique-se a actividades que a ajudam a descontrair, deixando-a mais tranquila: jardinagem, passeios a pé, artes decorativas, massagens, fotografia, contemplar a natureza,  ....1

 

7 - Reduza os factores de stress  existentes na sua vida e procure fomentar o pensamento positivo.1

 

8 - A aromaterapia e a fitoterapia são ramos da medicina alternativa que podem ser eficazes no melhoramento de problemas de concentração.1

 

9 - Enquanto potenciadores da capacidade de concentração, a toma de suplementos de Vitamina E, Gingko Biloba, Huperzine A, Acetilcarnitina ou Ginseng pode ser uma boa opção (sempre com aconselhamento médico).1

 

10 - No caso de não sentir melhorias significativas, fale com o seu médico que lhe pode receitar um medicamento convencional apropriado (sempre a última opção).1

 

A manopausa é uma fase normal, como qualquer outra, na vida de uma mulher, e apesar destas 10 dicas poderem ajudar  a ultrapassar alguns desconfortos, a aceitação desta fase é crucial.

 

1- Fonte: http://vivermenopausa.com/, acedido em 31/03/2019

 

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