Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Alterações de humor na menopausa

Luísa de Sousa, 18.12.19

 

cf0c1131d6b5b230b91e438e0aa1bf52.jpg

Imagem Pinterest

 

 

Ainda que seja um processo previsto na vida de qualquer mulher, a menopausa desencadeia alterações físicas e psicológicas com que nem sempre é fácil lidar.

 

A idade média de surgimento da menopausa ocorre entre os 50 e os 55 anos, mas esta fase começa a sentir-se  por volta dos 45 anos de idade.

 

É chamado o período pré-menopausa, e caracteriza-se pela diminuição dos níveis de estrogénio e pelo aparecimento de alguns sintomas como a diminuição dos períodos menstruais (que se alteram para fluxos inconstantes), diminuição do desejo sexual, secura vaginal, dores no ato sexual, ondas de calor, suores nocturnos, aumento do risco cardiovascular, osteoporose, insónias, alteração do aspecto da pele, cabelo e unhas, dores de cabeça, aumento da vontade de urinar, ansiedade e a tal irritabilidade. 1)

 

O surgimento de fases intensas de irritabilidade é exemplo disso, assumindo uma das maiores preocupações das mulheres nesta fase da vida.

 

Os afrontamentos e os suores frios que surgem normalmente de noite, provocam a dilatação e a contracção dos vasos sanguíneos, contribuindo para o surgimento das dores de cabeça, das palpitações e da irritabilidade.2)

 

Em simultâneo, a diminuição das hormonas responsáveis pelos níveis de energia, originam um estado de cansaço constante, dificuldades de concentração, perda de memória e alterações de humor.2)

 

Todos estes sintomas da menopausa e da pré-menopausa podem (e devem!) ser alvo de acompanhamento médico, existindo hoje em dia soluções e medicamentos que controlam e evitam as consequências destas fases.

 

O que fazer para diminuir a irritabilidade? 2)

 

- Exercício físico - o exercício aeróbico, as caminhadas, a natação, a musculação e o ioga são actividades excelentes para ajudar a controlar o peso, prevenindo doenças cardiovasculares, ajudando na libertação de endorfinas cerebrais, estabilizando as emoções, promovendo uma melhor irrigação óssea e muscular e diminuindo as dores articulares e musculares.

 

- Dieta - a diminuição do excesso de peso é essencial nesta fase da vida das mulheres. Torna-se, por isso, extremamente importante melhorar os hábitos alimentares, seguindo uma dieta equilibrada e rica em proteínas, vitaminas e sais minerais.

 

- Estilo de vida - assegurar um estilo de vida tranquilo e sem stressnão só a vai ajudar a lidar com toda a fase menopáusica, como é óptimo para prevenir ou reduzir a irritabilidade.

 

- Regulação do sono - é sabido que um sono regular mantém o humor estável e diminui os níveis de irritabilidade, por isso, aconselha-se que as mulheres na menopausa evitem consumir bebidas com cafeína à noite, pratiquem exercícios de relaxamento e evitem actividades mais enérgicas no final de cada dia, de forma a garantir noites com um sono reparador do corpo e da mente.

 

- Reposição hormonal -  compensa a falta de estrogénios com a ingestão de medicação. Esta terapêutica ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo, a fortalecer os tecidos vaginais e a melhorar a lubrificação, estimulando a produção de colagénio, aumentando a elasticidade da uretra e do sistema excretor, melhorando ainda o sistema cardiovascular. A reposição hormonal evita ainda o aparecimento da osteoporose (perda da densidade óssea e a fragilidade dos mesmos) e da incontinência urinária.  

 

 

 

Fonte: 

1) Vivermenopausa

2) Vivermenopausa

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Luísa de Sousa 18.12.2019

    Nem mais Querida Margarida.
    É o que tenho feito para amenizar os sintomas.
    E tem resultado!!!
    Estou a atravessar "ligeirinha" esta fase.
    Beijinhos
    Resto de um Feliz Dia!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.