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Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

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Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Atividades de Lazer no Envelhecimento

Luísa de Sousa, 07.12.18

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O envolvimento em atividades de lazer no envelhecimento é imprescindível para manter e alcançar níveis satisfatórios de saúde e bem-estar.

Entende-se por lazer, o tempo dedicado ao ócio, ao entretenimento, à diversão, muitas vezes confundido com o tempo dispendido em funções familiares, sociais ou profissionais.

No envelhecimento, as atividades de lazer podem ser feitas dentro ou fora de casa, com ou sem companhia de amigos, embora seja mais vantajoso do ponto de vista social, serem partilhadas com outras pessoas.

 

8 atividades de Lazer no Envelhecimento

 

Eis algumas sugestões, que a pessoa idosa ou de meia idade poderá envolver-se, que para estar ocupada e sentir-se bem física, psíquica e socialmente:

 

1 - Jogos - cartas, dominó, solitário, jogos de computador, videojogos, monopólio, etc - esta atividade alia a distração ao conhecimento, podendo incluir componentes competitivas e de socialização.

 

2 - Artes - pintura ou escultura,, fotografia, modelismo, música (aprender a tocar um instrumento), trabalhos manuais - uma forma de distração, podendo cultivar o gosto pela estética.

 

3 - Cultura e história - museus, documentários, colecções (selos, presépios, porta-chaves, etc), memórias da família, árvore genealógica - promove o conhecimento e a cultura sobre o mundo e o país, podendo despertar uma herança para os descendentes.

 

4 - Entretenimento - espetáculos de dança, teatro ou musica, concursos de rádio e televisão, feiras, romarias - permite a socilização com os outros e distração.

 

5 - Turismo - viagens dentro e fora do país, rotas turísticas (visitas a castelos, vinhas, aldeias históricas, spas) - possibilita o conhecimento de várias realidades e tradições.

 

6 - Aventura e natureza - observação das aves, trilhos, orientação, campismo - desenvolve o espírito de sobrevivência e de comunhão com o meio ambiente.

 

7 - Desporto - caminhadas, hidroginástica, yoga, meditação, pilates, golfe, natação, ginástica para a 3ª idade - em equipa ou individual, permite ativar o corpo fisicamente e a socialização.

 

8 - Informação - jornais ou revistas temáticas (ciência, política, economia), livros, visitas a bibliotecas municipais - promove uma ligação estreita ao conhecimento e atualidade do país e do mundo.

 

O envolvimento constante e frequente nas atividades de lazer, e das que mais gosta, é o bastante para potenciar efeitos positivos na saúde e bem-estar físico, psíquico e social da pessoa na 3ª idade.

 

Luísa de Sousa

Referências:

Ribeiro O.; Paúl C. (2011); Manual de Envelhecimento Ativo; Lisboa: Lidel

Imagens : Google

 

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