Osteoartrose - A doença reumática mais frequente
Imagem AQUI
A Osteoartrose ou artrose é a doença reumática mais frequente, representando a primeira causa de dor crónica, absentismo ao trabalho e invalidez, cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia, o que a torna um problema maior de saúde pública.1)
Provoca a lesão da cartilagem articular e conduz à diminuição da sua qualidade e quantidade, resultando na diminuição da sua espessura. Ela pode mesmo desaparecer, nas formas mais evoluídas, e as superfícies ósseas passarem a roçar uma na outra a cada movimento.1)
A osteoartrose é mais frequente nas pessoas idosas, sendo rara antes dos 30 anos e quase universal acima dos 65 anos.2)
Os dois sexos são igualmente atingidos, embora antes dos 45 anos seja mais frequente nos homens, e acima desta idade nas mulheres.2)
Pode afectar uma, ou então, várias articulações, e é geralmente mais grave nas mulheres com mais de 55 anos.2)
Os medicamentos usados no tratamento da osteoartrose, sempre sob supervisão médica, são os anti-inflamatórios (diminuem a inflamação), que são também analgésicos (diminuem a dor), e devem ser usados, sobretudo nos períodos dolorosos.
São geralmente bem tolerados e eficazes, mas devem ser sempre receitados pelo médico, para evitar algumas complicações, como, por exemplo, as dores de estômago.
Os relaxantes musculares podem também ser utilizados quando a contracção excessiva dos músculos contribui para a dor, como é frequente quando a doença atinge a coluna lombar.2)
Em doentes com artroses numa fase muito avançada da doença, pode ser necessário realizar uma cirurgia, evitando, por vezes, o uso de canadianas ou, mesmo, de cadeiras de rodas.
9 conselhos ou medidas para o seu bem-estar2)
1 - Dormir num colchão duro, de costas para baixo, e com uma almofada pequena para permitir o repouso completo da coluna vertebral.
2 - Não permanecer muito tempo na mesma posição, sobretudo de pé ou sentado, para diminuir o esforço realizado pelas articulações da coluna.
3 - Evitar carregar pesos, para diminuir o trabalho das articulações.
4 - Evitar andar muito quando estão afectadas as articulações da anca e do joelho, assim como os movimentos de subir escadas e andar em planos inclinados.
5 - Usar vestuário confortável, evitando roupas apertadas e sapatos altos.
6 - Evitar meios de transporte com muita trepidação, nomeadamente autocarros e alguns automóveis.
7 - Evitar posturas incorrectas, sobretudo as pessoas que passam longas horas sentadas e que acabam por deformar a coluna vertebral.
8 - Fazer vários períodos de repouso diário, mesmo de pequena duração (10 a 15 minutos), para permitir o descanso das articulações.
9 - Ter um plano diários de exercícios físicos, adaptados a cada caso, a ser realizado, preferencialmente de manhã e após um duche quente uma vez que o calor diminui a dor e relaxa os músculos, sendo mais fácil a realização dos exercícios.
Fonte:
1) Instituto Português de Reumatologia
2) - Revista Viver com Saúde, pags 50,51,52 e 53
Imagem AQUI