Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Osteoartrose - A doença reumática mais frequente

Luísa de Sousa, 10.12.19

 

cb1a41_d8aae57dcc0246fc91b6667741fddfe6.jpg

Imagem AQUI

 

A Osteoartrose ou artrose é a doença reumática mais frequente, representando a primeira causa de dor crónica, absentismo ao trabalho e invalidez, cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia, o que a torna um problema maior de saúde pública.1)


Provoca a lesão da cartilagem articular e conduz à diminuição da sua qualidade e quantidade, resultando na diminuição da sua espessura. Ela pode mesmo desaparecer, nas formas mais evoluídas, e as superfícies ósseas passarem a roçar uma na outra a cada movimento.1)

 

A osteoartrose é mais frequente nas pessoas idosas, sendo rara antes dos 30 anos e quase universal acima dos 65 anos.2)

Os dois sexos são igualmente atingidos, embora antes dos 45 anos seja mais frequente nos homens, e acima desta idade nas mulheres.2)

Pode afectar uma, ou então, várias articulações, e é geralmente mais grave nas mulheres com mais de 55 anos.2)

 

Os medicamentos usados no tratamento da osteoartrose, sempre sob supervisão médica, são os anti-inflamatórios (diminuem a inflamação), que são também analgésicos (diminuem a dor), e devem ser usados, sobretudo nos períodos dolorosos.

São geralmente bem tolerados e eficazes, mas devem ser sempre receitados pelo médico, para evitar algumas complicações, como, por exemplo, as dores de estômago.

 

Os relaxantes musculares podem também ser utilizados quando a contracção excessiva dos músculos contribui para a dor, como é frequente quando a doença atinge a coluna lombar.2)

Em doentes com artroses numa fase muito avançada da doença, pode ser necessário realizar uma cirurgia, evitando, por vezes, o uso de canadianas ou, mesmo, de cadeiras de rodas.

 

9 conselhos ou medidas para o seu bem-estar2)

1 - Dormir num colchão duro, de costas para baixo, e com uma almofada pequena para permitir o repouso completo da coluna vertebral.

2 - Não permanecer muito tempo na mesma posição, sobretudo de pé ou sentado, para diminuir o esforço realizado pelas articulações da coluna.

3 - Evitar carregar pesos, para diminuir o trabalho das articulações.

4 - Evitar andar muito quando estão afectadas as articulações da anca e do joelho, assim como os movimentos de subir escadas e andar em planos inclinados.

5 - Usar vestuário confortável, evitando roupas apertadas e sapatos altos.

6 - Evitar meios de transporte com muita trepidação, nomeadamente autocarros e alguns automóveis.

7 - Evitar posturas incorrectas, sobretudo as pessoas que passam longas horas sentadas e que acabam por deformar a coluna vertebral.

8 - Fazer vários períodos de repouso diário, mesmo de pequena duração (10 a 15 minutos), para permitir o descanso das articulações.

9 - Ter um plano diários de exercícios físicos,  adaptados a cada caso, a ser realizado, preferencialmente de manhã e após um duche quente uma vez que o calor diminui a dor e relaxa os músculos, sendo mais fácil a realização dos exercícios.

 

 

Fonte: 

1) Instituto Português de Reumatologia

2) - Revista Viver com Saúde, pags 50,51,52 e 53

Imagem AQUI

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.