Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Guia do Envelhecimento Ativo

Saúde, Bem-estar, Moda, beleza e Exercício Físico no Envelhecimento

Perimenopausa ou pré-menopausa

Luísa de Sousa, 29.10.19

menopausa-precoce.jpg

 

 

A partir dos 40 anos, algumas mulheres podem começar a notar uma série de alterações físicas, emocionais e psicológicas que fazem com que pensem que já entraram na menopausa.

Associam estes diferentes sintomas à menopausa, mas muitas vezes encontram-se na fase anterior, a perimenopausa ou pré-menopausa.

São duas fases distintas com as quais é necessário saber lidar adequadamente.

A menopausa é oficialmente diagnosticada quando a mulher já não tem menstruação há um ano ou mais; a perimenopausa é a fase que antecede esta e em que os principais sintomas da menopausa se manifestam.2)

 

E como saber se a mulher está na perimenopausa?

Existem 5 sintomas que poderão estar associados à perimenopausa ou pré-menopausa (Centradaemsi):

 

1 - Ciclos menstruais irregulares

Esta alteração é a mais reveladora da fase em que está; quando a menstruação surge antes do esperado ou se atrasa mais do que sete dias considera-se perimenopausa precoce, e tardia quando não apareça em dois meses e se verifique um intervalo de 60 dias entre ciclos.

 

2 - Afrontamentos, suores nocturnos e insónias

É uma das grandes queixas durante a menopausa, mas muitas mulheres começam a sentir os afrontamentos na etapa anterior. Na perimenopausa tardia costumam ser mais intensos; os desequilíbrios de sono provêm geralmente das alterações hormonais que afectam o seu corpo.

 

3 - Síndrome pré-menstrual

Alguns sintomas são muito similares aos que pode ter antes da menstruação, como dor nos seios, aumento de peso – sensação de inchaço no abdómen -, dor na zona ovárica, cansaço, dores fortes de cabeça ou inclusivamente náuseas se a intensidade da dor é elevada.

 

4 - Problemas nas relações sexuais

O seu desejo sexual está a diminuir? Pode dever-se também a alterações hormonais, pelo que poderá diminuir a lubrificação, surgindo secura vaginal, irritação ou prurido vaginal e/ou vulvar. Durante a perimenopausa estes sintomas começam a manifestar-se e podem evoluir para uma atrofia vaginal na menopausa.

 

5 - Mudanças de humor

Devido às alterações hormonais, pode surgir um desequilíbrio nas suas emoções. Talvez comece a irritar-se mais perante algumas situações, ou em ocasiões concretas enfoca a sua vida de um prisma muito negativo. Não se assuste, uma das coisas que poderá fazer é explicar aos seus seres queridos o que sente.

 

6 - Perdas ligeiras de urina

Lembre-se: se ao tossir ou espirrar lhe escapam algumas gotinhas, não ignore este sintoma. Pode ser um indicador de que o seu pavimento pélvico está debilitado. Se for ao médico quando sentir estes primeiros sintomas, é muito provável que consiga reverter o processo e esquecer as perdas de urina.

 

----------

 

Não assuma automaticamente que estará na menopausa única e exclusivamente baseada na sua idade – cada caso é um caso e até uma mulher na casa dos 20 ou 30 anos de idade pode ser menopáusica, porém, é entre os 40 e os 50 anos que a maioria das mulheres começa a entrar na fase da perimenopausa.2)

 

O que deve fazer é vigiar os seus sintomas de perto: se começar a verificar alterações na menstruação, nos estados de humor e passar a sentir afrontamentos e/ou suores nocturnos, problemas com as relações sexuais (diminuição do desejo sexual), perdas ligeiras de urina, então poderá estar na fase da perimenopausa ou pré-menopausa, onde se efectuam alterações físicas/psicológicas/emocionais significativas, ao contrário da fase da menopausa, onde essas alterações cessam e há uma melhoria geral no bem-estar da mulher 2).

 

Recomenda-se que as mulheres na fase da perimenopausa ou pré-menopausa procurem o seu médico, de forma a discutir todas as opções possíveis para minimizar o sofrimento e mal-estar.

 

 

Fontes:

1 - Centradaemsi.pt

2 - Vivermenopausa.com

Imagem retirada Daqui

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.