"Ser Sempre Jovem" depende de nós
Parque de Santa Catarina, Funchal, Ilha da Madeira
Procuramos o segredo da eterna juventude nos locais mais complicados e remotos, nos cosméticos caríssimos, nas cirurgias plásticas que prometem uma beleza juvenil, pedimos à ciência que investigue mais e mais a "poção da juventude" ...
Mas para quê procurar poções milagrosas da juventude eterna, quando o segredo de uma vida longa e saudável está nas nossas mãos?
A vida é um contínuo processo de mudança e de adaptação e é feita por etapas, todas elas imprescindíveis ao nosso crescimento, amadurecimento e envelhecimento.
Não devemos ter a "presunção" de rejuvenescer os idosos. Isso seria ridículo e fora do seu contexto de vida.
Uma pessoa idosa não deve pretender ter todas as capacidades e aptidões de um jovem de 20 ou 30 anos, porque se sentiria frustrado por não o conseguir.
Não conseguimos deter o processo de envelhecimento.
Devemos, sim, ajudar os idosos a viver melhor e com actividades próprias da sua idade.
Podemos sim, travar e retardar os sintomas de deterioração física e mental.
A qualidade de vida pode ser substancialmente melhorada, se facilitarmos aos idosos a capacidade de se adaptarem às suas circunstâncias ambientais, não os marginalizando e integrando-os nas diversas actividades sociais.
A chave para "ser sempre jovem" está em levar uma vida sã, evitar o stress, ter uma alimentação equilibrada e adequada à idade, fazer exercício físico de forma regular e adaptado à condição física de cada um, não fumar, não beber bebidas alcoólicas e ter uma vida activa.
Só assim podemos envelhecer e permanecer "Sempre Jovens"!